Anúncios

Ramadan chegando

O Ramadan é um mês lunar, no qual Deus iniciou a revelação do Alcorão ao Seu Mensageiro, tendo a terra se iluminado com a luz de Seu Criador, essa noite é chamada por “A Noite do Decreto”. Situa-se no último terço do mês de Ramadan, por isso os Muçulmanos fazem vigilias nessa noite, com orações, preces, e na recordação de Deus, e a isso está a referência do Profeta Muhammad. O Jejum no mês de Ramadan se tornou obrigatório em 624, segundo ano da Hégira, para, de acordo com os versos do Alcorão:

Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.” (Alcorão Sagrado 2:183-185)

Para os Mulçumanos, é uma maneira de se concentrarem no seu amor a Deus e terem pensamentos positivos testando a paciência e o altruísmo. O Jejum é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental e  é o abster-se, desde o raiar da aurora até o pôr-do-sol, da ingestão de qualquer espécie de alimentos ou bebidas, assim como fumar e manter relações sexuais.

 Este vai ser o segundo Ramadan que passo aqui em Dubai. Está previsto começar dia 21 de Agosto, próxima sexta-feira, mas como depende da lua, só teremos certeza no dia anterior.

Para quem não segue a religião e mora num país árabe, o Ramadan significa ter que ter atencão dobrada e fazer alguns sacrifícios. Não podemos comer, beber, mastigar chiclete ou fumar em público. Um beijinho no namorado, mesmo que na cara, torna-se bem mais complicado de dar fora de casa e pegar  táxi depois das 3 da tarde, muito mais difícil! Muitos restaurantes fecham durante o dia e os que não fecham colocam uns panos enormes pretos nas  janelas ou portas de vidro para que as pessoas que estão no interior comendo, não sejam vistas e quem está jejuando não se sinta ofendido nem tentado.

No entanto, até que não é tão difícil assim, basta um pouco mais de paciência e cuidado e rapidinho o mês passa! Como sempre digo: há que respeitar as diferenças culturais e religiosas, respeitar o país e as pessoas que nos acolhem.

Assim, o meu desejo é de um Ramadan Kareem para todos!

Anúncios

2 respostas para “Ramadan chegando

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: