Anúncios

Líbano – Depois da segunda visita, merece um post!

Recentemente visitei o Líbano pela segunda vez. Sendo relativamente perto de Dubai, a umas 3h de viagem, é um destino muito popular por essas bandas.

Contrariamente ao que pensava antes de conhecer, e à noção que o mundo tem em geral, não me senti nem uma única vez ameaçada ou insegura nas minhas estadias. As marcas da guerra e da destruição ainda estão lá, buracos de bala nos prédios, pontes destruídas por bombas, soldados nas ruas e a mentalidade de um povo que vive como se o amanhã não existisse, o que na realidade, faz com que eles vivam festejando e se divertindo.

No entanto, uma boa parte já foi recuperada e me atrevo a dizer que o restante que não foi ainda, é provavelmente devido á falta de recursos e não por falta de vontade.

Nas minhas duas visitas, tive a oportunidade de ver um bocado de Beirute, fui nas montanhas embora só superficialmente e fui também em Biblos, cidadela bem antiga onde os fenícios criaram o primeiro alfabeto. Hoje em dia, vive de ruelas movimentadas cheias de turístas, com banquinhas vendendo bijuteria, postais, enfim, não muito diferente das zonas turísticas no Brasil. Tem um castelo bem antigo e um bocado de restaurantezinho perto da marina, onde almoçei um peixinho bem gostoso.

Embora a moeda oficial seja a Libra Libanesa, em qualquer lugar o Dólar é aceite em qualquer lugar.

Em Beirute, adorei a super movimentada rua  Gemmayzeh, onde tem um restaurante argentino chamado La Estancia que é tudo de bom! Carnes deliciosas seguidas de sobremesas de dar água na boca. Fica no primeiro andar de um dos edíficios, e tem um barzinho embaixo para tomar um drink depois de um bom jantar. Toda essa rua é cheia de barzinhos e restaurantes e todo mundo parece ir para lá de noite.

Embora eu não tenha chegado a conhecer, tem um bar bastante popular chamado Sky Bar, que, como o nome já deixa adivinhar, é no último andar de um prédio, a céu aberto.

As praias também são bastante populares por lá, na verdade, todo o Líbano e o povo libanês me lembram muito o Brasil (mais Recife até) e os brasileiros. Até o clima é parecido.

A língua oficial é o árabe, mas todos eles falam bastante bem o francês que aprendem nas escolas e desenrolam suficientemente o inglês também. Até o motorista de táxi desenrola em 3 línguas! Isso me parece incrível, tendo em consideração que tem países onde em hotéis você não tem tanta sorte.

Espero poder visitar mais vezes e com mais calma, gostaria de conhecer a famosas cidade histórica de Baalbek – onde se encontram os três maiores e mais pesados monumentos de pedras do mundo, chamados monolítos e conhecidos como Trilithon, gostaria também de visitar uma das aldeias no meio das montanhas (desaconselhado sem guia ou um local pois o povo das aldeias é um povo “guerreiro”) e talvez explorar um pouco mais outras cidades, como Tripoli. Assim que não dei a minha história com o Líbano como concluída e pretendo sem dúvida regressar.

Se pretender saber mais sobre o país, aqui o link para o Wikipédia e aqui um videozinho de 10 minutos no youtube que achei que tem umas fotos e que conta também um pouco da muita história do lugar.

Mesquita Beirute

Mesquita Beirute

Centro Beirute

Centro Beirute

Castelo Biblos

Castelo Biblos

Marina Biblos

Marina Biblos

Anúncios

2 respostas para “Líbano – Depois da segunda visita, merece um post!

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: