Anúncios

2012 – O mito e o filme

Esse sábado fui assistir o filme 2012. É bom, tem emoção, aquele tipo de filme em que  os heróis passam bastante aflição e em que o público fica torcendo a todo instante.

Apesar de estar mais ou menos familiarizada com a teoria do fim de mundo no ano 2012, confesso que não sabia tanto assim e resolvi pesquisar mais um pouco.  Esse post é basicamente para mostrar o que achei por aí.

Começo com o básico –  Wikipédia:

“O fenômeno de 2012 é um conjunto de crençasteorias postulando que eventos catastróficos ou de transformação podem ocorrer no ano de 2012. A previsão é baseada principalmente no que se diz ser a data final do Calendário de Contagem Longa Mesoamericano, que possui ciclos de 5.125 anos e encerra-se no dia 21 ou 23 de dezembro de 2012. Argumentos que suportam essas teorias são elaborados a partir de uma mistura de arqueoastronomia amadora (estudo da astronomia praticada por povos pré-históricos), interpretações alternativas de mitologia, construções numerológicas e profecias sobre seres extraterrestres.

A interpretação da Nova Era sobre essa “transição” postula que, durante este tempo, o planeta e seus habitantes podem sofrer uma transformação positiva física ou espiritual e que 2012 pode marcar o início de uma nova era. Por outro lado, alguns acreditam que 2012 marca o começo do apocalipse. Ambas as ideias foram disseminadas em vários livrosdocumentários de TV e se espalharam ao redor do mundo através de sites e grupos de discussão na internet. A idéia de um evento mundial que ocorreria em 2012 baseado em qualquer tipo de interpretação do calendário de contagem longa é rejeitada e considerada como pseudociência pela comunidade científica internacional.”

Nível intermediário (em inglês) – All About 2012:

Não vou traduzir tudo mas basicamente nesse site eles mostram fotos das pirâmides no Egipto, falam das estrelas, mostram mapas, falam do chamado calendário Maia – que por sinal o Wikipédia diz ser um termo errado, aparentemente os Maias ficaram conhecidos por seu uso mas na verdade foi utilizado por várias culturas daMesoamérica a partir do período pré-clássico tardio e as inscrições mais antigas são de Chiapa de Corzo, anteriores à era cristã. Enfim, neste site a informação aparece mais detalhada e com mais bases.

Agora vem o site 2012 nível avançado (também em inglês) – Survive 2012:

Esse além de ter toda a informação sobre 2012, Maias, calendários, imagens, fala da mudança de pólos, eventos cósmicos e até de dragões! Ainda oferece blog, fórum, livros e vídeos, uma lista de possibilidades e um tanto mais de outras coisas. Só indo ver.

Material para se entreterem e para deixar pensando: o mundo acaba ou não acaba em 2012?

Link para o site oficial do filme aqui.

Anúncios

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: