Anúncios

Células da pele transformadas em neurónios

Simples células da pele foram transformadas directamente em neurónios funcionais, sem ser preciso recorrer a células estaminais, como até hoje se julgava indispensável.

É um “gigantesco passo” para a medicina regenerativa, consideram os cientistas da Universidade norte-americana de Stanford que publicaram os resultados da sua investigação na edição desta semana da revista científica Nature.

“Nós conseguimos induzir directamente a transformação de um tipo de célula num outro tipo completamente diferente”, afirmou Marius Wernig, do Instituto de biologia das células estaminais e da medicina regenerativa (ISCBRM) da Universidade de Stanford.

“Esta descoberta vai revolucionar o futuro das terapias” e possibilitar que, um dia, seja possível retirar uma amostra da pele de um doente e transformá-la na célula que for necessária para tratar doenças neurológicas como Parkinson ou Alzheimer ou lesões na espinal medula, afirmam os cientistas.

Os neurónios obtidos em laboratório, pela transformação de células da pele de ratinhos, “são completamente funcionais”, ou seja, são capazes de estabelecer ligações (sinapses) e enviar sinais às outras células nervosas, garante Marius Wernig.

Fonte: Sic Notícias

Adorei a notícia, mais uma prova que a ciência está no bom caminho e que mesmo com todos os preconceitos e barreiras ditas morais, um dia ainda será possível ajudar quem realmente precisa.

Anúncios

Uma resposta para “Células da pele transformadas em neurónios

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: