Anúncios

Terremoto no Chile alterou o eixo da Terra e encurtou os dias

O violento sismo que sacudiu o Chile na madrugada de 27 de Fevereiro alterou o eixo de rotação da Terra e encurtou ligeiramente os dias, indica a NASA.

De acordo com os cálculos do cientista Richard Gross, do Jet Propulsion Laboratory da NASA, o eixo da Terra ter-se-á desviado 8cm durante o sismo de magnitude 8.8 na escala de Richter.

Os dias terrestres duram 24 horas porque esse é o tempo que o planeta demora a completar uma rotação completa em redor do seu eixo. A modificação deste eixo leva então a uma alteração na sua rotação.

O desvio do eixo durante o sismo corresponde a uma ligeira diminuição na duração dos dias – em 1,26 microssegundos, de acordo com os cálculos de Richard Gross. Um microssegundo representa um milionésimo de segundo, logo, a alteração é imperceptível.

Segundo o cientista, este sismo teve mais repercussões ao nível do desvio do eixo da rotação da Terra do que outro mais potente de magnitude 9.1 que ocorreu na Indonésia e que deu origem a um tsunami devastador na Ásia em 2004. 

Isso porque a falha que originou o terramoto no Chile “tem um ângulo de penetração na crosta terrestre muito mais forte que a falha responsável pelo sismo de Sumatra em 2004”, ou seja, tem uma maior capacidade de deslocar verticalmente a massa terrestre e modificar o seu eixo.

O sismo de 2004 desviou o eixo de rotação da Terra em cerca de 7 centímetros mas diminuiu mais a duração dos dias, em 6,8 microssegundos, afirma a NASA.

Comunicado oficial da NASA – em inglês.

Dias de 23h no futuro? Com esse acumulo de reduções um dia a gente chega lá!

Via SIC

Anúncios

5 respostas para “Terremoto no Chile alterou o eixo da Terra e encurtou os dias

  • Brasil deslocado 1cm – Chile mexeu com tudo! « Want you to know

    […] 10/03/2010 Hoje estou sem tempo para me dedicar a escrever. Vi isso e seguindo a conversa com Ana (onde anda Ana hehehe), achei […]

    Curtir

  • Ana

    Pois eu quis explicar a coisa ao contrário de ti, mas é exactamente a mesma coisa! LOL Acho que vais gostar desta notícia! xD Sou de Geografia…fiquei entusiasmada com estas notícias!

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1509873

    Curtir

    • Stephy

      Hehehe, uma mini guerrinha entre NASA e alemães é sempre boa!! Obrigada pelo link 😉

      “Na terça feira, a agência espacial norte-americana (NASA) divulgou uma notícia, com base numa pesquisa do seu investigador Richard Gross, advertindo que uma das consequências da deslocação do eixo seria uma rotação mais rápida da terra de 1,26 micro segundos e a redução dos dias.

      Os geógrafos alemães contestaram as referidas alterações geográficas e questionaram o trabalho de Gross.

      “As mudanças no eixo da terra devido a um sismo são tão ínfimas, que não se podem medir, e por isso não são comprováveis”, disse o professor Rainer Kind, do Centro de Pesquisa Geográfica de Potsdam, um dos mais reputados a nível mundial.”

      Wow!

      Curtir

  • Ana

    Não te preocupes…o ano também nunca teve 365 dias tem mais o que significa que um dia tem mais de 24h…por isso é que há bissextos! Um micro segundo não é nada! lol

    Curtir

    • Stephy

      Hehehe, na realidade é ao contrário Ana.

      Um dia não tem 24h realmente, tem 23h56min, mais precisamente 23h 56m 4.08s, ou pelo menos tinha até estas alterações.

      Os cerca de 4 minutos diários que faltam para completar as 24h, a cada 4 anos, resultam num dia extra e é por isso que temos os anos bissextos.

      Mas tens razão, uns microsegundos aqui e ali não se vão fazer sentir, pelo menos por enquanto.

      🙂

      Curtir

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: