Anúncios

Liberdade de expressão vs. falta de educação

Hoje em dia a Internet e o direito a liberdade de expressão que vigora na maioria dos países permitem que qualquer pessoa possa expressar sua opinião, divulgar informação, se auto-publicitar e muitos conseguem até gerar novas modas. Possibilita também que essa opinião seja lida por milhares de pessoas em diferentes partes do mundo.

Tem quem dê sua opinião num blog próprio, quem comente nos blogs de outras pessoas ou na imensidão de websites disponíveis. A quantidade de informação disponível é tanta que não temos cérebro para processar tudo o que vemos por aí diariamente. Igualmente vasta são as opiniões que se geram com toda essa informação.

A regra de ouro: saber distinguir entre liberdade de expressão e má-educação.

Você é livre de dizer o que quiser desde que com respeito. A sua liberdade termina onde começa a liberdade do próximo.

Diferentes pontos de vista e experiências individuais, gostos e desgostos, moldam o jeito como cada um encara a vida. Tudo conta e tudo influencia, desde o que acontece na sua vida até ao que aconteceu na dos seus antepassados. Se você descende de Italianos com certeza tem pontos de vista diferente sobre dinheiro, trabalho e religião do que se seus antepassados forem, por exemplo, Chineses. 

Discutir idéias faz com que o cérebro fique mais aguçado e desenvolvido, aumenta a capacidade de argumentação, raciocínio e abre novos horizontes. A sua cultura e inteligência estão directamente relacionados com a sua capacidade de compreensão do mundo e dos processos que nele ocorrem. Lembre-se que o mundo não é só o seu quarto, nem só a sua família ou o seu bairro.

O que não é permitido – e na minha opinião é uma prova de ignorância – é você se expressar insultando ou diminuindo a opinião dos outros e muito menos fazendo ataques pessoais.

Todos temos gostos diferentes e ninguém é obrigado a gostar do que você gosta só porque você acha um máximo.

Se você tem uma opinião e não a consegue justificar com argumentos válidos, é melhor ficar quieto.

Pior ainda, se tem uma opinião e até tem argumentos válidos mas não sabe passar seu ponto sem um insulto e um baixo nível, vai ficar imortalizado como mal-educado e ignorante.

Está com vontade de insultar alguém?  Vá para a frente do espelho.

Anúncios

2 respostas para “Liberdade de expressão vs. falta de educação

  • victória

    Gostei do seu post. Todos deveriam lê-lo principalmente esses políticos que vivem ai falando mal dos outros chamando de “herança maldita” quando deveriam dizer “herança bendita” que ajudou no meu sucesso. Eu só tive que ajustar alguns nomes e botar o meu carisma para funcionar o que resultou em 80% de aprovação.

    Curtir

  • Egnaldo Oliveira

    Concordo com você, pois quando se rebaixa a opinião do outro em lugar de contraargumentar, deixa-se de dar seguimento à troca de idéias. Pena que a maioria das pessoas não pensem assim.

    Curtir

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: