Anúncios

Prever o futuro – coisa de tecnologia, não de bruxo

A Google Venture investiu numa empresa chamada Recorded Future, que trabalha para prever o futuro.

O sistema pesquisa a internet e coleta referências sobre eventos futuros. Todas essas informações são guardadas numa base de dados e posteriormente analisadas por um algoritmo, que retira conclusões desses dados.

São os biliões de acções humanas, sobretudo de pesquisa, mas também de decisão que fornecem os dados necessários. Depois disso, a força dos algoritmos e o poder dos processadores retira suas conclusões com base em várias técnicas, como por exemplo usando a sabedoria das multidões — que consiste em colocar uma questão a uma grande quantidade de cérebros e extrair a média das respostas. Tornando mais complexa a grelha de interpretação (confronto de respostas por grupos de cérebros) podemos melhorar, ou piorar, os cenários de previsão.

A idéia é que o resultado das previsões tenha uma precisão semelhante à dos boletins meteorológicos.

A Recorded Future oferece atualmente alertas sobre mercado financeiro, notícias geopolíticas, mudanças no cenário industrial, informações sobre figuras públicas, tecnologia, segurança da informação e até possíveis ataques terroristas. O aplicativo pode também ser configurado para gerar resultados sobre um tema ou indivíduo específico.

A Google ainda não divulgou quando terá acesso aos dados da Recorded Future nem como esses dados serão utilizados.

Para quem ainda não sabia, o conceito não é novo, já existe desde de 1997 quando Clif High e o seu associado George Ure decidiram criar um software que prevê o futuro de acordo com as keywords inseridas na internet. O Web Bot Project foi criado inicialmente para fazer previsões sobre as tendências das ações no mercado econômico.  

Os algoritmos que criaram são altamente secretos e eles vendem as suas previsões no website HalfPastHuman. Dizem ter previso o 11 de Setembro, o furacão Katrina, desastres áereos e outros acontecimentos. 

As próximas previsões includem um grande atentado terrorista dia 8 de Julho de 2010 assim como o iníco da 3a Guerra Mundial, que deve começar dia 11 ou dia 14 de Novembro também desse ano. Ainda uma super catástrofe em 2012, que pode ser provocada por uma reversão nos pólos magnéticos da Terra ou por uma série de atentados nucleares que culminará com um atentado maior e mais devastador – faz sentido, se a 3a guerra realmente começar.

O sistema não prevê, no entanto, o fim do mundo ou do planeta Terra.

Interessante?

Veja o vídeo de apresentação da empresa Recorded Future (em inglês):

Anúncios

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: