Anúncios

O que acontece com um vídeo depois de 1000 uploads no YouTube?

Essa foi a pergunta que o usuário canzona decidiu responder.

Ele fez o upload de um vídeo no YouTube, fez o download, e voltou a fazer o upload da versão baixada. Repetiu o processo 1000 vezes – demorou cerca de um ano. No final, a qualidade do som e imagem são pouco “humanas” e o último video da série de canzona é uma confusão de cores e sons distorcidos.

Esse projeto é intitulado “I Am Sitting in a Video Room” (“Eu Estou Sentado numa sala de Video”) e foi inspirado num projeto de arte aúdio gravado pelo compositor  Alvin Lucier  há mais de 40 anos.

Cada vez que um vídeo é enviado para o YouTube, é comprimido pelos servidores do serviço para que fique pequeno o suficiente e facilite o carregamento para todos os que querem ver.

A compressão de imagem é conseguida gravando apenas diferenças de uma frame para a próxima em vez de toda a informação em cada frame, removendo diferenças pequenas que o olho humano normalmente não consegue detectar. O conceito é que essas pequenas mudanças não provocam perdas de qualidade relevantes.

No entanto, se repetir o processo 1000 vezes as alterações se aumulam e o resultado são imagens tão corrompidas que ficam irreconhecíveis. O mesmo se aplica ao som.

Não vou colocar todos os vídeos mas, vejam os números 1 (original), 100, 500 e 1000 aí: 

Experiência legal 🙂

Anúncios

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: