Anúncios

Comeria restos do lixo dos outros? Conheça o Freeganismo

Domingo passado o New York Times publicou um artigo interessante sobre Freeganismo – um estilo de vida emergente no qual as pessoas vivem dos detritos da sociedade, utilizando o mínimo possível de dinheiro.  Se alimentam de comidas descartadas pelos restaurantes e mercados que consideram ainda comestível que recolhem dos lixeiros. 

No artigo é também mencionado que os freeganos (como são conhecidos) estão atualmente se apoderando de casas abandonadas em Buffalo (Nova Iorque), e fazendo delas o seu lar, livrando-as de completo abandono. Alguns dos donos das casas terminam perdendo-as para os novos “inquilinos” depois que estes se apoderam da propriedade por um bom período de tempo e terminam ganhando poderes sobre ela.  Os vizinhos e a municipalidade de Buffalo também não estão satisfeitos com o aumento dos adetos desse estilo de vida.

Os freeganos defendem a comunidade, a generosidade, o interesse social, a liberdade, e a ajuda mútua, à diferença do que, segundo eles, a atual sociedade – “baseada em materialismo, apatia moral, competição, conformismo e cobiça” . Afirmam que, após anos tentando boicotar produtos de corporações responsáveis por violações dos direitos animais, destruição ambiental e exploração humana, perceberam que não importa o que comprarmos, de algum modo apoiaremos alguma empresa ruim. O problema, para eles, é o sistema econômico em si.

Assim, fazem um boicote a esse suposto totalitarismo, em que a busca do lucro teria implicações éticas, e todos os produtos algum tipo de impacto prejudicial – dos quais jamais estaríamos cientes em muitos casos evitando comprar qualquer coisa, em todos os níveis possíveis. Como precisam comer, se vestir e morar em algum lugar, procuram os restos não consumidos de outros membros da sociedade.

O que vocês acham disso?

Anúncios

Uma resposta para “Comeria restos do lixo dos outros? Conheça o Freeganismo

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: