“Palavrões”, insultos e suas origens

Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e apresenta significado chulo, impróprio, ofensivo, obsceno ou imoral sob o ponto-de-vista de algumas religiões ou estilos de vida.

Chato

Tipo de piolho que se fixa nos pelos pubianos, geralmente contraídos em relações sexuais com meretrizes ou pessoas com higiene inadequada.

Babaca

O registro mais antigo de que se tem noticia é de 1939. Ela pode ter sido adaptada do tupi babaquara, que significa algo como pessoa que nada sabe. Também pode ter nascido do latim baburrus (tolo) ou do português mesmo, como adaptação de basbaque, que é a pessoa que fica espantada ou embasbacada com tudo.

Idiota

Tipo de deficiência que atrasa o desenvolvimento mental. Quem sofre dessa doença, age de uma forma contraprodutiva e é incapaz de “senso-comum” .
Em Latim, Idiota se refere a uma pessoa ignorante e sem educação. Para os Gregos o idiota é uma  pessoa com falta de competência professional.

Imbecil

Essa distinta palavra vem do latim: imbecillis, significava: fraco ou frágil.

Otário

Esta palavra nasceu do lunfardo, uma língua não oficial de Buenos Aires. No original portenho, o termo significa algo como: homem ingênuo e fácil de enganar.

Vadia / Vadio

Pessoa desocupada, que foge de trabalho ou leva uma vida ociosa.

Cu

A parte oposta da ponta da agulha, aquela que tem um buraco para se passar a linha, se chama cu. A palavra ca, ce, ci, co, cú vem do termo latino culus, usado para se referir ao ânus ou ao traseiro.

Boceta

Pequena bolsa de couro para guardar fumo de rapé e também utilizada por carpinteiros para carregar os pregos quando trabalhado em engradamento de telhados.

Caralho

De acordo com a Academia Portuguesa de Letras é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.
O caralho, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.
Também era considerado um lugar de castigo para marinheiros que cometiam alguma infracção a bordo. O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no caralho e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo. Daí surgiu a expressão: -Vai pró caralho!

Fuder

O  verbo futere (Latim) significa ter relações sexuais.

Porra

Porrete ou clava – pau pesado, grosso.

Puta

Na mitologia romana, Puta é a deusa menor da agricultura. Segundo uma das versões a etimologia do seu nome vem do latim e seu significado literal é poda. As festas em honra a esta deusa celebravam a poda das árvores e, durante estes dias, as sacerdotisas manifestavam-se exercendo um bacanal sagrado, honrando a deusa.

 

 

No dia do meu 26o aniversário… busquei conhecimento 🙂


Uma resposta para ““Palavrões”, insultos e suas origens

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: