Anúncios

Como é um funeral Mulçumano?

Estava eu com meus queridos amigos num barzinho e entre vários assuntos discutidos surgiu a pergunta: Como é um funeral Mulçumano?

Estou aqui há já quase 3 anos e nunca ouvi falar no assunto, nem tinha pensado nisso até então mas agora que pensei, tive que descobrir. 🙂

Quando um Mulçumano está prestes a falecer (em casos que podem ser previstos), as pessoas mais próximas são chamadas para recitar versos do Corão, incentivar a reza e dar o máximo de conforto físico que puderem.

Se estiver em condições físicas e mentais de se pronunciar, as últimas palavras de um Mulçumano devem ser uma declaração de fé: “Eu sou testemunha que não existe Deus que não Alá”.

Os familiares devem ser pacientes e ter em mente que de acordo com o Islam, Alá é quem dá e tira a vida, quando Ele assim decide e que não cabe a ninguém questionar a Sua sabedoria, assim que, após a morte, os que estiverem com o falecido são encorajados a permanecer calmos, a rezar, e a começar imediatamente as preparações para o enterro.

Os olhos do falecido devem ser fechados e o corpo coberto temporariamente com um lençol limpo. É proibido gritar e fazer movimentos bruscos e exagerados mas é permitido chorar já que quando o filho do próprio Profeta Muhammad morreu, ele disse: “Os olhos derramam lágrimas e o coração está de luto, mas nós não diremos nada excepto o que agrada o nosso Senhor.”

Pela lei Islâmica, o corpo deve ser enterrado o mais rapidamente possível. Em preparação para o enterro, os membros da família ou da comunidade lavam o corpo com àgua perfumada e o cobrem com um pano branco chamado kafan. Se a pessoa morreu como mártir este passo não é executado, mártires são enterrados com as roupas em que faleceram.

O falecido é então transportado para o local onde vão ser feitas orações funerárias (salat-l-janazah), geralmente em céu aberto, num jardim ou praça pública, não dentro da mesquita. A comunidade se reúne e o imam (líder da reza) fica em pé diante do falecido, de costas voltadas para o resto das pessoas. A estrutura das rezas é semelhante à das 5 rezas diárias, com algumas variações, por exemplo, toda a oração é feita em silêncio com excepção de algumas palavras.

Posteriormente levam o corpo para o cemitério (al-dafin). Enquanto todos os membros da comunidade podem participar das orações funerárias, só os homens acompanham o corpo até ao túmulo.

É preferível que um Mulçumano seja enterrado na cidade ou país onde faleceu para evitar atrasos e embalsamento do corpo e num cemitério ou secção de um cemitério reservada só para Islâmicos (se existir).

O corpo é colocado diretamente no túmulo (sem caixão), apoiado no seu lado direito e virado para Mecca. Não são erguidas lápides nem colocadas flores.

Os familiares devem respeitar um período de luto de 3 dias. Isso significa que devem se devotar e rezar mais, receber visitas e condolências e evitar usar roupas decoradas, jóias e outros acessórios.

As viúvas tem um período de luto de 4 meses e 10 dias (iddah), de acordo com o Corão 2:234 e durante este tempo não podem se casar novamente, mudar de casa nem usar roupas decoradas, jóias e acessórios.

Pronto Renata, aí a resposta 😀

Anúncios

Uma resposta para “Como é um funeral Mulçumano?

  • Patricia

    Muito obrigada meu amor, por dar a conhecer um pouco da cultura e costumes de um povo tão reservado. É sempre interessante seguir os teus Post’s.
    Love U

    Curtir

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: