Anúncios

Astrologia chinesa e o Horóscopo chinês – Parte 1

Enquanto procurava coisas para o post do boi e do touro, me deparei com esse material aqui. Embora eu não seja muito ligada nessas coisas “místicas” me pareceu interessante compartilhar.

Os chineses acreditavam que sua história estava relacionada com os céus. Chamavam sua terra de o Reino do Meio, que representava o Reino do meio celeste, onde as estrelas nunca se punham. O imperador, ou o Filho dos Céus como era chamado, era um mediador entre o Céu e a Terra. Conhecia, graças ao seu astrólogo imperial, os dias da mudança das estações e podia prever e interpretar todos os sinais celestes. Acreditava-se que, caso o imperador cometesse algum erro em suas previsões, ele perderia todos os poderes que lhe eram conferidos pela natureza. Portanto, era muito importante que seus conselheiros observassem e calculassem com a máxima precisão todos os movimentos do céu. Os deslizes eram punidos com a decapitação.

O mito do aparecimento da Astrologia Chinesa conta que num certo Ano Novo chinês, mais de cinco séculos antes de nossa era, o Senhor Buda convidou todos os animais da criação a participar numa corrida, prometendo-lhes uma recompensa de acordo com a ordem de chegada até ele. Quase todos os animais desdenharam o chamamento do divino Sábio e apenas doze espécies apareceram. Pela ordem de comparecimento: o Rato, o Búfalo, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e o Porco.

Diz-se que o esperto Rato ganhou a  todos porque veio montado na cabeça do destemido Búfalo, que vinha na frente. Quando chegaram próximo do Buda, o Rato pulou para a frente, chegando em primeiro lugar aos pés do Buda. Para agradecer a esses animais, o Buda ofereceu a cada um deles um ano que lhes seria dedicado daquele momento em diante. Teria o seu nome, impregnar-se-ia do seu simbolismo e das suas tendências psicológicas específicas, marcando, de tempos a  tempos, o caráter e o comportamento dos homens que nascessem nesse ano. Assim foi estabelecido um ciclo de doze anos que combina a sucessão e o ritmo desse bestiário fantástico, conhecido como Zodíaco Chinês.

Os antigos astrônomos chineses chamavam os cinco planetas principais pelos nomes dos elementos; Vênus ao Metal (ouro); Júpiter à Madeira; Mercúrio à Água; Marte ao Fogo; Saturno à Terra. De acordo com a Astrologia chinesa, diz-se que a posição destes planetas, junto com as posições do Sol, Lua, eventuais cometas no céu, bem como o momento do nascimento (horário) e o signo zodiacal podem determinar os traços da personalidade e o destino de uma pessoa.

Há ainda um ciclo binário Yin Yang que amplia o ciclo de 5 elementos para um ciclo de dez. Anos pares são Yang (+), anos ímpares são Yin (-). Visto que o ciclo zodíaco animal de 12 é divisível por dois, cada zodíaco só pode ocorrer em Yin ou Yang: o Dragão é sempre Yang, a Serpente é sempre Yin, etc. Esta combinação cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984.

Tanto o Yin quanto o Yang são subdivididos nos cinco elementos no topo do ciclo dos animais. Estes são considerados “modificadores” e afetam as características de cada um dos 12 signos, tornando-os mais ativos (Yang) ou passivos (Yin). Os elementos são determinados de acordo com o signo lunar, o ano, o mês e a hora de nascimento, sendo que o elemento que predomina na personalidade de uma pessoa é aquele que mais aparece em seu mapa.

Tem ainda os animais interiores e os animais secretos. O animal interior é assinalado pelo mês de nascimento. Isto determina sua vida amorosa e personalidade interior e é crítico para uma correta compreensão de sua compatibilidade com outros signos. Isto pode ser considerado aquilo que o indivíduo gostaria de ser, ou que acredita ser seu verdadeiro eu.

O animal secreto é determinado pela hora exata do nascimento e é o próprio signo verdadeiro na qual sua personalidade se baseia. É importante que seja compensado o horário de verão ou qualquer ajuste de hora realizado no seu país, visto que é mapeado de acordo com a posição do sol, e não com a hora local.

Milhares de combinações são possíveis e fazer um estudo desse, dá trabalho.

Agora que já perceberam de onde vem a teoria, na parte numero 2 vou colocar aqui as informações pra quem quiser saber seu signo, elemento, etc etc.

Anúncios

Uma resposta para “Astrologia chinesa e o Horóscopo chinês – Parte 1

Dar pitaco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: